(16) 4141-3787

Outsourcing de RH, ERPs, e a otimização dos processos das pequenas e médias empresas

Por: Gustavo Bonetti, CEO da Innovare Solutions.

Um dos principais focos do empresariado, principalmente nesse momento de instabilidade econômica, é encontrar maneiras disruptivas de inovar e reduzir custos. Nesse cenário, as mais diversas modalidades de outsourcing (terceirizaçãode serviços), têm se destacado de forma exponencial. Uma pesquisa realizada pela KPMG no início do ano, revelou que mais de 20% das empresas têm adotado soluções de outsourcing, deixando no passado as operações tradicionais.

Após a reforma trabalhista, a busca por empresas de outsourcing, que atendam as expectativas e necessidades da empresa e também a legislação, aumentou de forma significativa. Por estar em constantes mudanças, o planejamento dos recursos empresariais voltado para o setor de RH deixou de ser uma simples tarefa, e hoje exige, além da total atenção de quem as executa, tecnologias constantemente atualizadas.

Como funciona o Outsourcing de RH

De forma direta, é quando uma companhia terceiriza essa função.Isso quer dizer que, a partir daí, a empresa contratada para cuidar dos recursos humanos ficará responsável por todos os processos da área, sempre atenta aos prazos estabelecidos e exigências legais.

Imagine o alívio de não se preocupar com a folha de pagamento, por exemplo, pois só quem realiza tal atividade sabe o quanto é trabalhosa. É algo que exige muito tempo, atenção, disposição e experiência, devido àtantos detalhes ligados às leis trabalhistas.

Porém, para que a empresa realmente seja beneficiada, é crucial que a companhia prestadora do serviço opere através de soluções de gestão de RH atualizadas, compatíveis com as melhores práticas de mercado e sincronizadas com as alterações legais.

Aterceirização de RH visa sim automatizar cada processo e reduzir gastos, mas, além disso, é uma estratégia que muitas empresas têm adotado, transferindo a atividade operacional, para potencializar o foco nos negócios e melhorar a produção, não apenas no quesito quantidade, mas qualidade.

Gustavo Bonetti éCEO da Innovare Solutions consultoria especialista em outsourcing de RH e AMS (suporte ao ERP), além de implantações, atualizações, suporte, desenvolvimento e treinamento nos principais ERPs de mercado. Em seu corpo diretivo e analistas, conta com profissionais com mais de 18 anos de experiência com o sistema de gestão RM® da TOTVS®.